Projeto Mova Brasil

05/04/2012 00:05

 

O Comitê Gestor do projeto – Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), o Instituto Paulo Freire (IPF) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) – são instituições que têm histórico em ações educativas, de mobilização social e de geração de emprego e renda.

Ao conceber este projeto, essas instituições buscam contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil e o fortalecimento da cidadania. Isso significa dizer que este projeto compreende que as ações educativas se desenvolvem conjuntamente com as de geração de emprego e renda e, por isso, apoiamos as ações do Governo e da sociedade organizada na luta pela inclusão social e superação da miséria no Brasil.

As nossas altas taxas de analfabetismo são decorrentes da nossa pobreza que tem cor, sexo e etnia. O analfabetismo representa a negação de um direito fundamental decorrente de um conjunto de problemas sociais: falta de moradia, alimentação, transporte, escola, saúde, emprego. Isso significa que o problema do analfabetismo não será totalmente resolvido só por meio da educação, mas, da confluência das políticas públicas de todos os setores.

 

Objetivos

O Projeto MOVA-Brasil tem os seguintes objetivos:

  • Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a educação de jovens e adultos.
  • Estabelecer parcerias com outros projetos do programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras e com organizações, sindicatos, movimentos sociais, movimentos populares e governos.
  • Organizar turmas de alfabetização de jovens e adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo.
  • Formar coordenadores de polo, assistentes pedagógicos, coordenadores locais e alfabetizadores.